Enquanto o Covid19 parecia um surto distante, a vida em Lisboa continuava.
Além do meu trabalho habitual, também estava a fazer o workshop "Jóias com Faíscas", leccionado por Rui Silva e a leccionar as sábados o workshop "Fazer uma jóia em acrílico" no Ar.Co.
Entretanto, o Covid19 espalhou-se pelo mundo e tudo começou a mudar. Recebi um mail da Romenian Jewelry Week 2020. A feira que ia celebrar o 10º aniversário da ASSAMBLAGE em Março, foi adiada para Setembro. Dias mais tarde, assim que tive a confirmação das novas datas, começou a épica, mas bem sucedida troca de datas do meu voo para a Roménia e o cançelamento da minha reserva de hotel em Bucareste.
Todas as actividades presenciais no Ar.Co foram suspensas a partir do dia 14 de Março. Assim tive de adiar todos os workshops - o que leccionava e aquele em que era aluna, e com a directora do Departamento de Joalharia e os outros professores e assistentes em videoconferencia.
No dia 16 de Março, começei as aulas on-line com os meus alunos do Curso Nocturno de Joalharia do Ar.Co, tentando perceber os recursos que cada aluno tinha e orientando-os para o trabalho que agora teriam de fazer.
Neste momento, com a declaração de Estado de Emergência em Portugal, o Ar.Co fechou as suas instalações.
Italia entrou em quarentena, a Galleria Carlo Lucidi continua a promover os seus artistas online. Em Atenas, a Eleni Marneri Creative Gallery fechou temporariamente, mantendo-se activa online.
Em Portugal, as galerias com que trabalho encerram por tempo indeterminado.
No meio de todas estas mudanças, fiquei em casa a trabalhar, saíndo para fazer compras indespensáveis e tratar de um compromisso inadiável, agendado meses antes. Em todas as interações pessoais tomei as precauções necessárias.
Agora os aniversários são celebrados à distância de um telefonema ou mensagem via WhatsApp.
Das minhas janelas, consigo ver que Lisboa está mais silenciosa, mas continua a ter o céu azul cheio de sol.
Comments